Tel: +55 71 3266-0412| Mail: sinloba@sinloba.org.br



NOSSA HISTÓRIA

A origem do vocábulo loteria é italiano, vem da palavra lotteria, e significa, segundo o professor Aurélio Buarque de Holanda, “toda espécie de jogo de azar em que se tiram à sorte prêmios aos quais correspondem bilhetes numerados”.
E no dicionário Houaiss loteria é definida como sistema ou maneira de distribuir prêmios entre os indivíduos de um grupo que envolve o pagamento de uma importância por um bilhete numerado e no qual os prêmios saem para números lotéricas.
Portanto, no Brasil, loteria é definida como a venda de bilhetes, por um estabelecimento denominado casa lotérica, que serão objeto de sorteio por um ente público, sendo os prêmios pagos por estes diretamente ou através das casas lotéricas.
O primeiro registro da utilização das chamadas loterias de bilhetes no Brasil foi em 1784, que tinha como fim a obtenção de recursos, visando a construção da Câmara de Vila Rica, em Minas Gerais.
A primeira norma legal a tratar especificamente de loterias foi o Decreto-lei n. º 6.259, de 10 de fevereiro de 1944, que dispõe sobre o serviço de loterias e dá outras providências, prevendo que os serviços de loteria, federal ou estadual, seriam por meio de concessão, precedida de concorrência pública, exigindo que os concessionários deveriam possuir comprovada idoneidade moral e financeira, sendo que a concessão se daria por autorização direta da União, no caso de Loteria Federal e por Decreto de Ratificação, no caso de loterias estaduais. Seja qual for a sua denominação e processo de sorteio adotado, considera-se loteria toda operação, jogo ou aposta para a obtenção de um prêmio em dinheiro ou em bens de outra natureza, mediante a colocação de bilhetes, listas, cupões, vales, papéis, manuscritos, sinais, símbolos, ou qualquer outro meio de distribuição de números e designação de jogadores ou apostadores...



AÇÕES »

Parcerias SINLOBA

Como já é de conhecimento de todos, o SINLOBA vem buscando o fortalecimento do nosso Sindicato, através de parcerias e convênios, a fim de proporcionar melhorias e desenvolvimento em prol de nossos filiados.
Assi...

Política»

DESENBAHIA CRIA FINANCIAMENTO PARA CASAS LOTÉRICAS

Os empresários de casas lotéricas da Bahia, permissionários da Caixa Econômica Federal, agora contam com nova linha de financiamento para investir e aumentar a eficiência e a segurança de suas atividades. A


Jurídico »

O SINLOBA, LUTANDO PELOS LOTÉRICOS

No dia 07 de Novembro de 2017, o Juiz de Direito, Dr. Paulo Chenaud, Coordenador dos Juizados Especiais da Bahia, recebeu na sede do Tribunal de Justiça da Bahia, o Sindicato dos Lotéricos, Assemelhados e Correspondentes Bancá